Diferenças entre IFRS S1 e S2
Lançados em junho de 2023, os padrões IFRS S1 e S2 têm diferenças em sua aplicabilidade. O IFRS S1 estabelece requisitos gerais para a divulgação de informações financeiras relacionadas à sustentabilidade, abrangendo riscos e oportunidades que podem afetar o fluxo de caixa das empresas. Já o IFRS S2 concentra-se nos riscos e oportunidades associados ao clima e às mudanças climáticas, fornecendo informações específicas sobre como as empresas são afetadas por esses fatores e como estão respondendo a eles.
Estrutura dos padrões IFRS S1 e S2
Ambos os padrões são estruturados em quatro dimensões principais:
- Governança: informa processos, controles e procedimentos de governança que a entidade utiliza para monitorar, gerenciar e supervisionar os riscos e oportunidades relacionados às questões de sustentabilidade (S1) e do clima (S2).
- Estratégia: informa a estratégia da organização para gerenciar os riscos e oportunidades relacionados à sustentabilidade(S1) e às mudanças climáticas (S2).
- Gerenciamento de riscos: informa como as empresas identificam, avaliam, priorizam e monitoram riscos e oportunidades relacionados à sustentabilidade (S1) e ao clima (S2), permitindo avaliar o perfil geral de riscos da organização e seu processo geral de gestão de riscos.
- Métricas e metas: informa indicadores e objetivos para medir e monitorar o desempenho da empresa em relação a riscos e oportunidades relacionados à sustentabilidade (S1) e às mudanças climáticas (S2), incluindo o progresso em relação a metas e compromissos estabelecidos, sejam voluntários ou exigidos por lei.
Colaboração entre IFRS e GRI
O IFRS Foundation estabeleceu uma parceria com a Global Reporting Initiative (GRI), organização responsável pelas normas mais utilizadas atualmente em relatórios de sustentabilidade. Essa colaboração visa garantir a interoperabilidade dos padrões IFRS S1 e S2 com os padrões GRI, descomplicando a divulgação de informações e evitando duplicidade de esforços.
Mas, afinal, a sua empresa está preparada para esse novo capítulo rumo a uma economia sustentável? Quais etapas anteriores preciso implementar? Como os padrões IFRS S1 e S2 se encaixam no contexto das empresas brasileiras? Para saber mais, acompanhe a nossa série de artigos sobre o tema ou entre em contato com um de nossos especialistas.
Quero entrar em contato com os especialistas da Apsis Carbon.