Histórico Apsis

SOBRE NÓS

Breve histórico

A Apsis foi criada há 45 anos, e durante esse tempo trilhou um caminho de compromisso com a ética, desenvolvendo trabalhos de alta qualidade com um time de profissionais experiente e multidisciplinar. Atendemos as maiores empresas do país com muita credibilidade e compromisso.

NOSSA EXPERIÊNCIA

Apsis hoje

Contamos com mais de 130 profissionais que atuam nas áreas de valuation, ativo fixo e consultoria contábil.

Toda essa experiência é colocada a serviço dos projetos da Apsis Carbon para agregar conhecimento sobre os novos modelos econômicos.

Dessa forma, desenvolvemos projetos com interconexão entre as áreas, além de termos uma visão sistêmica sobre as oportunidades.

Por que criamos a Apsis Carbon?

No passado, a avaliação de um negócio era baseada em ativos tangíveis. Com o tempo, o valor de itens intangíveis veio ganhando espaço na valoração de uma empresa. A nossa entrada nesse segmento foi por meio dessa percepção, pois estamos atentos à evolução dos negócios e às novas necessidades.

A Apsis é uma empresa de consultoria de mais de 45 anos de atuação, reconhecida no Brasil pelo mercado financeiro como expert nas avaliações de ativos que embasam os valores das ações e relações de troca em grandes transações e combinações de negócios (M&A). Tivemos a honra de participar de transações emblemáticas no mercado brasileiro –como a criação da Ambev, do grupo de varejo B2W, entre outros – que nos deram muita visibilidade no mercado, principalmente pelo nosso compromisso com a ética e com a qualidade técnica da equipe e pelos prazos de execução. O foco nesses pilares fundamentais, associado ao nosso tempo de atuação no mercado, ajudaram na construção de uma relação de confiança e de credibilidade em todos os serviços que desenvolvemos e apresentamos, sempre na ambição de contribuir na geração de valor nos negócios de nossos clientes.

Dentro desse contexto, identificamos uma nova frente de agregação de valor por meio dos pilares ESG. Na nossa visão, o mercado financeiro está em plena transição de uma “visão em preto e branco” –onde as oportunidades de negócio são selecionadas pelo fluxo de caixa potencial do projeto –, para uma “visão colorida” do projeto, agregando os benefícios ambientais, sociais e de governança na tomada de decisão. As novas lentes ESG abrirão um horizonte infinito de possiblidades para o Mercado Financeiro. Não precisamos avaliar agora de quanto será essa expansão, como e por quanto tempo. Precisamos apenas trocar as lentes e esperar. A adaptação virá rápido, dada a criatividade e a velocidade características do mercado, e as novas metodologias e métricas de precificação surgirão. Um novo ciclo de expansão, agora bem maior, a cores, e principalmente alinhado com o nosso planeta, em um jogo virtuoso de “ganha-ganha”. E então teremos como aliados as novas gerações de consumidores de produtos e serviços: consumidores com até 22 anos de idade, apelidados de geração Z. A mudança radical do discurso à prática da sustentabilidade nasceu da essência desses jovens, já que 73% deles declararam a uma pesquisa da First Insight que estão dispostos a pagar mais caro por produtos e por serviços de empresas comprovadamente sustentáveis.

A Apsis Carbon marca a entrada da Apsis nesse novo mundo de negócios colorido. O primeiro passo foi selecionar uma equipe com longa experiência de atuação em projetos sociais e ambientais e com atuação junto ao terceiro setor da economia para se juntar ao time de engenharia, finanças e governança e compliance da Apsis. Logo nas primeiras reuniões de planejamento, já saíram as sementes das primeiras inovações nos produtos da Apsis Carbon.

Dessa forma, apresentamos a vocês a Apsis Carbon! Com orgulho, podemos afirmar que entramos com o pé direito nesse novo mercado, onde até as métricas de avaliação do sucesso serão diferentes.

Nosso time

Renata Monteiro


Presidente

Atua, há mais de 15 anos, no mercado de consultoria estratégica, coordenando atividades multidisciplinares de engenharia, contabilidade e economia, em especial no mercado de Avaliações e M&A. Experiência na coordenação de projetos, em especial avaliação de ações judiciais e passivos, perícias e assistências técnicas, administração judicial e avaliações de ativos de forma global. Já atuou na coordenação de projetos na área de sustentabilidade, dentre os quais destaca-se o desenvolvimento de projetos pioneiros de créditos de carbono junto à ONU e o dimensionamento de passivos ambientais.

Formação

Graduada em Direito e pós-graduada lato sensu em Direito da Propriedade Industrial pela Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Tem MBA em Gestão de Negócios pelo Instituto Brasileiro de Mercados e Capitais (IBMEC). Desde 2016, é membro do Young Presidents Organization (YPO), a primeira organização global dedicada ao aperfeiçoamento de líderes no âmbito pessoal, profissional e de engajamento social. Realizou o Programa Executivo em 2018, na Stanford University, Graduate School of Business. Possui certificações realizadas pela Fundação Dom Cabral nos anos de 2018 e 2019 – “Leadership Journey: the YPOer as a Game Changer, Como liderar em uma era de Paradoxos e Incertezas” e “The Human Perspective of Leadership”.

Renata Monteiro

Luiz Paulo Silveira


Vice-Presidente Técnico

Atua há mais de 14 anos em avaliação de empresas, incluindo ativos tangíveis e intangíveis. É diretor executivo e fundador do Comitê Brasileiro de Avaliadores de Negócios (CBAN) da ANEFAC e membro do Royal Institution of Chartered Surveyors (RICS). É responsável técnico no Brasil do International Association of Consultants, Valuators and Analysts (IACVA), onde é internacionalmente certificado como avaliador com a credencial International Certified Valuation Analyst (ICVS).

Formação

Graduado em Ciências Contábeis e em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 1989 e mestre em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPEAD-UFRJ) em 1991. É auditor-líder ambiental certificado pelo Inmetro (ISO14001). Possui certificação IBAPE. Cursou BV 201, BV 202 e BV 203, do programa de Business Valuation da American Society of Appraisers (ASA), e BV 301 - Avaliação de Ativos Intangíveis pelo Institute of International Business Valuers (IIBV), joint venture da ASA com o Canadian Institute of Chartered Business Valuators (CICBV).

Luiz Paulo Silveira

Fabiano Machado


Diretor

Possui mais de 13 anos de experiência em estruturação e estudos de viabilidade de projetos imobiliários e sustentabilidade. Atuou como gerente de FP&A, RI e novos negócios, participando de diversos comitês de investimento de um FIP de incorporação imobiliária com patrimônio de R$ 450 milhões. Além da elaboração de estudos de viabilidade econômico-financeira de projetos imobiliários, participou diretamente na elaboração de planos de negócio de empresas no setor de alimentos orgânicos, saúde e educação. Foi diretor financeiro de uma fundação com atuação em desenvolvimento socioeconômico sustentável regional no Brasil e no mundo. Estruturou modelos de negócios inovadores e mecanismos de finanças mistas para agricultura familiar, negócios sociais e cadeias de valor de produtos não madeireiros de base comunitária em Moçambique, Peru, Brasil e Angola, coordenando equipes e trabalhando em conjunto com multilaterais, agências da ONU e grandes empresas extrativistas.

Formação

Graduação em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com MBA em Controladoria e Finanças pela Unisinos e é Master Practitioner em Programação Neurolinguística (PNL).

Fabiano Machado

Carlos Sanquetta


Consultor Engenheiro Florestal, Créditos de Carbono

Especialização em Silvicultura e Ecologia Florestal pela Ehime University (Japão), mestrado em Manejo Florestal pela Universidade Federal do Paraná, mestrado em Florestas e Ecologia pela Ehime University, Ph.D. em Ecologia e Manejo de Recursos Naturais pela United Graduate School of Agricultural Sciences (Ehime University), pós-doutorado em Manejo de Ecossistemas pela Japan Society for the Promotion of Science (Ehime University) e pós-doutorado em Manejo Florestal e Mudanças Climáticas pelo Grupo Forchange (Florestas e Mudanças Climáticas) da Universidade de Lisboa (Portugal). Coordenou e executou muitos projetos de créditos de carbono com enfoques mercadológicos, seja em mercados regulados ou não regulados. Atuou em projetos de carbono de distintos escopos, tais como florestas (REDD e A/R), energia, resíduos, entre outros. Tem também ampla experiência em inventários de emissões de gases de efeito estufa e projetos de pesquisa em mudanças climáticas. É autor de 25 livros técnicos, 37 capítulos de livros e 420 artigos técnicos e científicos, dos quais se destacam: “As Florestas e o Carbono” e “Fixação de Carbono: atualidades, pesquisa e projetos”. É detentor de 2 patentes tecnológicas relacionadas com projetos de carbono:  Jcarbon, software de quantificação de carbono em florestas, e GeoBiomass, software de espacialização de volume, biomassa e carbono em florestas. Foi orientador de mais de 100 teses, dissertações e monografias nos temas Florestas, Bioenergia, Agropecuária, Mudanças Climáticas e Ecologia.

Carlos Sanquetta

Ana Elisa Fonseca Silveira


Consultora Sênior

Trabalha desde 1996 para os mais diversos setores, realizando projetos de Plano de Recuperação de áreas degradadas, Planos de Fechamento de Mina, Monitoramento Ambiental, Centro de Atendimento a Emergências Ambientais, Projetos Sociais, Auditorias Ambientais, EIA-RIMA e Licenciamento Ambiental, Gerenciamento de Resíduos e Assessoria Ambiental. É formada em Comunicação Social e em Biologia, com especialização em Meio Ambiente pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (BEM-COPPE-UFRJ) e tem mestrado em Geociências pela Universidade Federal Fluminense (UFF). É auditora líder em sistema de gestão ambiental pela ISO 14001, certificada  pela HGB e pelo StatAMatrix Institute, SAM.I., dos Estados Unidos.

Ana Elisa Fonseca Silveira

Jayme Witte


Diretor Jurídico

Graduação em Direito pela Universidade Cândido Mendes, pós-graduação em Direito Empresarial e em Direito Ambiental. Cursos de Governança Corporativa pelo IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa)  e Perícia Ambiental pelo Instituto Aqualung. Experiência de mais de 18 anos em estruturações e reestruturações societárias e organização de fluxos internos/de backoffice de empresas de pequeno e médio portes. Experiência em processos de due diligence e instalação e estruturação de operação de empresas estrangeiras no Brasil, bem como estruturação de Fundos de investimento.

Jayme Witte

Nossos clientes