IFRS S1 e S2: a saga pela padronização das divulgações relacionadas à sustentabilidade e sua relevância no Brasil

Compartilhar

A origem dos padrões IFRS S1 e S2 

Os International Financial Reporting Standards (IFRS) são mundialmente reconhecidos por estabelecerem os principais padrões de divulgação contábil e financeira, adotados por mais de 140 países. Ano passado, o IFRS Foundation, por meio do International Sustainability Standards Board (ISSB), lançou as normas S1 e S2, que visam padronizar a divulgação de informações sobre riscos e oportunidades relacionados com a sustentabilidade, promovendo transparência e comparabilidade dos dados para indivíduos que utilizam relatórios financeiros na tomada de decisões. 

Importância dos padrões S1 e S2 

Em um cenário de crescentes incertezas relacionadas ao meio ambiente e às mudanças climáticas, ferramentas como o IFRS S1 e S2 são essenciais para viabilizar o desenvolvimento sustentável. Esses padrões foram elaborados com ampla consulta a stakeholders, incluindo investidores, companhias, reguladores, entidades da sociedade civil e especialistas em sustentabilidade, garantindo relevância, eficácia e aceitação global. 

Adoção dos padrões IFRS no Brasil 

O Brasil, por meio da Resolução CVM 193, tornou-se pioneiro ao estabelecer, com base nos padrões IFRS S1 e S2, a obrigatoriedade da divulgação de informações financeiras relacionadas à sustentabilidade por companhias abertas, fundos de investimento e empresas securitizadoras. A implementação será gradual, abrangendo um número crescente de organizações. 

Cronograma de implementação

  • Implementação voluntária: a partir de 1º de novembro de 2023, companhias abertas, fundos de investimento e empresas securitizadoras podem voluntariamente divulgar relatórios de sustentabilidade conforme os padrões IFRS S1 e S2. 
  • Implementação obrigatória: a partir de 1º de janeiro de 2026, a elaboração e a divulgação do relatório de sustentabilidade serão obrigatórias para as companhias abertas com ações negociadas em bolsa de valores. 

 

Mas, afinal, o que são esses padrões? Como preparar a minha empresa para a divulgação? Para entender melhor as diferenças entre o IFRS S1 e o IFRS S2 e se sua empresa está preparada para esse novo capítulo rumo a uma economia sustentável, acompanhe a nossa série de artigos sobre o tema ou entre em contato com um de nossos especialistas. 

Quero entrar em contato com os especialistas da Apsis Carbon.

Por Fabiano Machado, diretor da Apsis Carbon.
+ posts

Outros Posts